segunda-feira, 14 de maio de 2012

A bicicleta dobrável


Quem anda de bicicleta geralmente tem alguns problemas de locomoção pelas grandes cidades – mas uma das dificuldades encontradas não acontece quando se está pedalando, mas sim parado.
Afinal: onde estacionar a sua magrela?
São poucos os lugares que possuem local apropriado para prendê-la e que permitem passar o cadeado de forma adequada.
Foi justamente isso que o estudante de 21 anos Kevin Scott tentou resolver quando criou essa bicicleta dobrável. Aluno da Universidade Montfort, na Inglaterra, ele conseguiu o 2º lugar em um concurso de design (Business Design Centre New Designer of the Year Award) pela ideia.
A bicicleta possui um sistema que a permite ser flexível e resistente – mas não ao mesmo tempo. Basta empurrar uma alavanca que os canos se tornam dobráveis, permitindo que você a enrole em qualquer poste e passe a corrente.
Scott disse que pretende usar as 500 libras do prêmio para aperfeiçoar o protótipo – e, quem sabe, entrar para a indústria de design de bicicletas.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mochila que reproduz sinal de transito


O Design Lab Lee Myung Su, da Coreia do Sul, criou a Seil Bag, uma mochila que reproduz sinais de transito, através de uma tela de LED


 Para quem quer pedalar com segurança, surge a mochila inteligente segura e interativa.


Lee Myung Su, Design Lab, da Coreia do Sul, vencedor do Red Dot Design Award 2010, criou a Seil Bag, uma mochila que reproduz sinais de transito como setas direcionais e sinal stop em uma tela de LED, quando se ativa a modalidade driving. A mochila SEIL (Safe Aproveite Interact Light) é equipada com um controle sem fio, destacável, que se posiciona no guidão da bicicleta. Basta um toque com o dedo para sinalizar se o ciclista vai parar, entrar à direita ou esquerda, ou se tem uma emergência. Além desses sinais básicos, é possível ativar a versão emotion, que cria carinhas engraçadas com as luzes que piscam na mochila. Uma excelente idéia que visa aumentar a segurança dos ciclistas nas ruas, principalmente à noite, tornando uma experiência interativa de ciclismo.

sábado, 19 de novembro de 2011

UMA OTIMA E INOVADORA IDEIA


ACHEI MUITO INTERESANTE E RESOLVI COMPARTILHAR, PARECE BASTANTE FUNCIONAL SE DESMONTASE SERIA MELHOR, OLHANDO PARECE CONFORTAVEL PEDALAR.



DEIXE SEU COMENTARIO

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

sábado, 9 de julho de 2011

Ciclovias pelo mundo

Em uma lista de melhores cidades do mundo para andar de bicicleta, o ranking dos primeiros colocados é ocupado por Amsterdã/Holanda; Copenhagen/Dinamarca; Bogotá/Colômbia; e Curitiba/Brasil. Algumas cidades que não fazem parte do ranking já estão trabalhando para se tornarem exemplos em meio de transporte por ciclovias. Exemplo disso é Londres, onde recentemente foram implantados 40 km de ciclovias. Segundo o Conselho de Transporte da cidade, o aumento de viagens feitas de bicicleta na capital aumentou 70% desde então. A ação faz parte de um projeto cujo nome é “Revolução das bicicletas”, que tem como objetivo transformar Londres na capital mundial dos ciclistas. No Brasil, a intenção da prefeitura do Rio de Janeiro é fazer com que as bicicletas não sejam apenas um veículo para passeio, mas também um meio de transporte alternativo. Entretanto, muitos locais destinados a esse fim não são respeitados pelos condutores de automóveis. Capitais como Brasília e Porto Alegre também estão se mobilizando para implantar Km de ciclovias. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveu um simulador de vantagens do uso das bicicletas com base na cidade de Curitiba. Calcule e veja o impacto de trocar o carro/ônibus pela bicicleta.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Executivo da Lorenzetti morre atropelado em São Paulo


O ciclista Antonio Bertolucci, de 68 anos, morreu hoje após ser atropelado por um ônibus em uma alça de acesso à avenida Sumaré, na zona oeste de São Paulo. Bertoucci era presidente do Conselho de Administração do Grupo Lorenzetti, fabricante de duchas e chuveiros. O ciclista chegou a ser levado para o Hospital das Clínicas, mas morreu um minuto após dar entrada, às 9h36.

O acidente ocorreu quando o ciclista passava ao lado da Praça Caetano Fraccaroli, que dá acesso à avenida. Segundo relatos de testemunhas, Bertolucci teria perdido o equilíbrio e caído no chão. Um ônibus de uma empresa de turismo estaria passando ao seu lado neste momento e seria o responsável por atropelar o empresário.

Ciclistas e cicloativistas estão organizando uma manifestação marcada para as 19 horas de hoje, no mesmo local do acidente. Eles prometem instalar uma "ghost bike" - bicicleta pintada de branco que simboliza a morte de um ciclista - e fazer uma homenagem com velas e flores. A principal reivindicação é chamar atenção para o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, que determina que veículos somente devem ultrapassar bicicletas quando houver uma distância lateral de 1,5 metro.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ciclovia às margens do Rio Pinheiros



Trecho de 14 km vai da Estação Autódromo da CPTM até Vila Olímpia.

Por enquanto vai servir só para passear de fim de semana. Com apenas uma entrada e uma saída não compensa usar para trabalhar”, disse o segurança Moisés de Moura, de 25 anos. “Esperamos que depois tenha um acesso em cada estação. Daí vai compensar vir trabalhar de bicicleta, de forma mais segura. De qualquer maneira, já vale a iniciativa”, completou seu colega Edílson do Nascimento, de 26 anos, também segurança. A ciclovia fica instalada entre o Rio Pinheiros e a linha dos trens da CPTM. Para o presidente da companhia, Sérgio Avelleda, além de ampliar a malha de ciclovias da cidade, ela é “o primeiro passo para a reconciliação da cidade com seus rios. É um espaço para conviver com o Rio Pinheiros.” Para acessar a pista, é preciso subir escadas e atravessar uma passarela sobre a Marginal Pinheiros e os trens. O acesso conta com canaletas desenhadas para facilitar o transporte das bicicletas. Entretanto, no local, muitos ciclistas reclamavam da dificuldade de transportar suas bikes, e no trecho de descidas, a maioria optava por carregá-las com os braços.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pedalar é


Post e frases tirado do twitter e de outros blogs


#Pedalar é praticar a tolerância.

#Pedalar éreencontrar um amigo que você não via há tempo, passando pela calçada.

#Pedalar époder passar por dentro do Parque do Ibirapuera, a caminho do trabalho.

#Pedalar é passar sorrindo pela blitz da Lei Seca. Sem parar e sem perder 10 min no congestionamento.

#Pedalar é sair do trabalho no horário que for preciso, sem se preocupar com trânsito ou rodízio.

#Pedalar é variar o caminho por vontade própria, não porque um boletim de trânsito falou que o caminho de sempre está travado.

#Pedalar é escolher o caminho mais agradável e arborizado, sem se preocupar se tem mtas lombadas, semáforos e cruzamtos onde tem q parar.

#Pedalar é sentir uma pontinha de satisfação ao ouvir o colega dizer que não vai sair agora porque “ali nesse horário é tudo parado”.

#Pedalar_é encontrar amigos no caminho e poder parar pra conversar.

@StanCalderelli: #pedalar é… chegar ao destino mais alegre do que quando saiu e ter a cabeça ainda livre pra cuidar melhor da vida.

@StanCalderelli: #pedalar é… Levar o mesmo tempo p/ chegar em casa, c/ ruas cheias ou vazias, trânsito lento, rápido, de dia ou à noite.

@pedaline: #Pedalar_é… no caminho de casa cruzar com um grupo de ciclistas, ser abduzida por eles, fazer o rolê e chegar em casa 2h depois

@DiegoZanini: #Pedalar_é poder encontrar dinheiro na rua e ter como parar para pegar a grana sem atrapalhar o trânsito.

@pedaline: #Pedalar_é Passar por dentro de uma feira e ganhar uma maçã e um sorriso de uma senhorinha linda!!!

@pgmenezes: #Pedalar_é sentir falta enorme da bike qdo preciso vir de carro O_o

E para você, o que é pedalar?

Qual a sensação que você tem quando opta por se deslocar de bicicleta? Tente descrever em frases curtas.

Autor: Willian Cruz -