segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cuidados

Principiantes devem começar em ruas tranqüilas até desenvolverem a confiança necessária para enfrentar o trânsito.

Foi assim que o gerente de sistemas Willian Jorge Rissato Cruz, 31, deu início à sua paixão pelo ciclismo. Há quatro anos, Cruz comprou uma bicicleta e um capacete num supermercado para relembrar os bons tempos passados sobre sua bicicleta na infância.

Começou com passeios curtos no bairro até enfrentar o trânsito das ruas movimentas. Com o tempo, Cruz encontrou outros adeptos e começou a pedalar com ciclistas noturnos, se juntou a um grupo que faz trilhas e até participou de competições de "montain bike". Um dia, seu carro quebrou e ele resolveu ir ao trabalho de bicicleta.

"A endorfina liberada pelo exercício físico faz você ter um dia melhor no trabalho. E só por não ter se estressado em esperar aquele sinal que abriu e fechou três vezes já faz uma diferença enorme", afirma o gerente, que não consegue tomar banho no escritório, mas usa roupas especiais de ciclista que facilitam a transpiração.

"Além disso, quando estou 'fantasiado' de ciclista sou mais respeitado pelos motoristas. Eles me interpretam como um atleta em treinamento ou alguém que sabe o que está fazendo. E se sentem mais seguros", diz.

Se não estivesse "fantasiada" de ciclista --com óculos, luvas e capacete-a fabricante de bijuterias Cibele Barroco de Freitas, 38, poderia ter perdido a vida quando um carro fechou seu caminho num cruzamento. Com a queda, o capacete e os óculos ficaram totalmente ralados e, mesmo com o equipamento de proteção, Cibele quebrou três dentes e machucou o pulso.

Mesmo assim, ela não deixou de andar de bicicleta. Fã do veículo, ela já pedalou de São Paulo a Parati (RJ) em três dias de viagem e, há dois anos, criou a uma loja virtual com bijuterias de motivos relacionados ao ciclismo.

"Tenho carro, mas detesto dirigir. Fico muito estressada", afirma ela, que, mesmo com o braço enfaixado por conta do recente acidente, não deixou de participar de uma manifestação a favor das bicicletas que aconteceu na avenida Paulista durante a 4ª Jornada Brasileira "Na Cidade Sem o Meu Carro". O evento, que acontece em várias cidades do mundo em 22 de setembro, tem como objetivo conscientizar a população da importância da redução do uso do automóvel nas metrópoles.

Cibele ficou sabendo do evento por meio do site da organização Bicicletada, que promove manifestações pelo uso da bicicleta e de transportes ecologicamente corretos.

0 comments: